Em informe divulgado às 18h17 desta quinta-feira (17) pela Defesa Civil, o órgão confirmou que pelo menos 12 pessoas morreram por causa da enxurrada que atingiu o Vale do Itajaí na noite de quarta (16) e madrugada desta quinta. Foram nove óbitos em Presidente Getúlio, dois em Rio do Sul e um em Ibirama.
Ao menos 11 municípios tiveram estragos em Santa Catarina por causa do temporal. Porém, a Defesa Civil afirmou que a destruição de estradas e prejuízos na comunicação dos municípios dificultam o levantamento de informações e confirmação de danos. Em Presidente Getúlio, a prefeitura encaminhou à Defesa Civil um decreto municipal de calamidade pública. Rio do Sul encaminhou de situação de emergência.
O Instituto Médico Legal (IML) confirmou a identidade de duas pessoas que morreram em Presidente Getúlio: Pâmela Tais Miranda, 19 anos, natural de Blumenau, e Francieli Hamm Wiese, 34 anos, natural de Ituporanga, ambas cidades do Vale do Itajaí. O órgão também confirmou a morte de uma criança, mas a identidade dessa vítima não será revelada por respeito ao Estatuto da Crianças e Adolescente (ECA).
Confira abaixo um resumo dos estragos em cada município:
- Presidente Getúlio - atingido por forte enxurrada e nove pessoas morreram. O trajeto onde fica o ribeirão no bairro Revólver ficou todo comprometido, conforme o comandante dos bombeiros voluntários de Presidente Getúlio, Alex Lima. São cerca de 4 quilômetros de ribeirão. "Praticamente todo esse trajeto ficou comprometido com pedras, barreiras, estradas danificadas, etc", afirmou o comandante. Oito pessoas estão desaparecidas. Cerca de 370 casas e 1,6 mil pessoas foram atingidas.
- Rio do Sul - residências foram inundadas. Um abrigo foi montado. Duas pessoas morreram
- Ibirama - uma pessoas morreu. Prefeitura afirma que houve deslizamentos, alagamentos e quedas de muros e árvores
- Aurora (Vale do Itajaí) - atingida por alagamentos. Também houve lagoas que transbordaram, inundação de residências e deslizamentos
- Apiúna (Vale do Itajaí) - danos em ruas e pontilhões
- Ascurra (Vale do Itajaí) - registrou deslizamentos, enxurrada e danos em ruas e pontes
- Santo Amaro da Imperatriz (Grande Florianópolis) - teve deslizamentos
- Palhoça (Grande Florianópolis) - registrou alagamentos e deslizamentos
- Santa Rosa do Sul (Sul) - teve destelhamentos e dano em ponte
- Siderópolis (Sul) - deslizamento de terra atingiu casa
- Urussanga (Sul) - teve deslizamentos, alagamentos e quedas de árvores
-
Com os estragos, a Defesa Civil enviou itens de assistência humanitária aos municípios. Foram mil cestas básicas, mil kits de limpeza, 3 mil kits de higiene pessoal e mil fardos de água mineral.
O governo do estado informou que o secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas, deve vir a Santa Catarina acompanhar a situação ainda nesta quinta.
- ao menos 12 mortos no Vale do Itajaí, sendo 9 em Presidente Getúlio, 2 em Rio do Sul e 1 em Ibirama
- ao menos 11 cidades da região registraram alagamentos e deslizamentos
- há 8 desaparecidos
- bombeiros receberam mais de 100 chamados por causa da chuva
- em 12 horas choveu 121 milímetros, segundo o Cemaden
-
Em 24 horas, choveu 125 milímetros em Presidente Getúlio e 90 milímetros em Rio do Sul até 16h24, conforme a Defesa Civil. Na região, o esperado para o mês de dezembro é de 153 milímetros, conforme a Epagri/Ciram, órgão que monitora as condições meteorológicas do estado. Em Ibirama, foram 85,4 milímetros de chuva.
O governo do estado informou que o secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas, deve vir a Santa Catarina acompanhar a situação ainda nesta quinta.
Fonte: G-1